LogoVSM
SNGPC - Problemas e Dúvidas Frequentes

Prezado cliente, segue abaixo os problemas e dúvidas mais frequentes referente ao SNGPC para antimicrobianos.

Solicitamos que, antes de acionar nosso suporte:

UF Link
MS, MG e RS http://vsm.com.br/downloads/InstallOuro_2_6.exe
Demais UFs http://vsm.com.br/downloads/InstallOuro_2_6r2.exe

 

Problema Solução

Minha farmácia não é de manipulação e aparece a mensagem ao enviar balanço: "Selecione um Balanço de Medicamentos e um Balanço de Insumos".

Acesse a Central de Downloads e faça download da atualização "Atualização OuroFarma para Envio do Inventário SNGPC" ou utilize esse link http://vsm.com.br/downloads/AtualizaOuroFarma.exe. Após atualizar, tente novamente.

ou

Acesse o Cadastro de Lojas e desmarque a opção "Laboratório de Manipulação" (caso a sua farmácia não seja de manipulação)

Ao enviar o inventário ocorre o erro "Não tem perfil relacionado ao SNGPC”.

Acesse a Central de Downloads e faça download da atualização "Atualização OuroFarma para Envio do Inventário SNGPC" ou utilize esse link http://vsm.com.br/downloads/AtualizaOuroFarma.exe. Após atualizar, tente novamente.

Ao enviar o inventário ocorre o erro "CPF do responsável técnico diferente do CPF cadastrado na ANVISA”.

Acesse a Central de Downloads e faça download da atualização "Atualização OuroFarma para Envio do Inventário SNGPC" ou utilize esse link http://vsm.com.br/downloads/AtualizaOuroFarma.exe. Após atualizar, tente novamente.

ou

Entre em contato com o Departamento Administrativo da VSM e solicite o cadastro do farmacêutico responsável pela farmácia, após isso abra o Cadastro de Lojas e clique na opção "Sincronizar Loja com a VSM".

   

 

Dúvida Resposta

Como finalizar o inventário na ANVISA?

Acessar o site http://sngpc.anvisa.gov.br/, informar o e-mail e senha do farmacêutico responsável técnico, selecionar a empresa e clicar em "Continuar", após clicar na opção "Finalizar Inventário" e informar o motivo "finalização periódica por determinação da autoridade sanitária".

O que faço com a movimentação anterior a finalização do inventário que ainda não tinha enviado para a ANVISA?

Os dados de escrituração deste período não poderão ser enviados ao SNGPC. Neste caso, deve ser feita a escrituração de forma manual ou no Gerenciador de Controlados e deverá ser mantido por até dois (2) anos para efeitos de fiscalização da autoridade sanitária.

Posso finalizar e enviar um novo inventário no mesmo dia?

Não pode. O novo inventário deve ter data posterior a data da finalização na ANVISA, então caso já tenha feito o seu inventário no OuroFarma, abra um novo inventário no dia do envio, pressione F2 para ler o estoque atual e finalize-o para que possa enviar novamente.

O que faço com as vendas e compras realizadas no dia da finalização do inventário na ANVISA?

Se você finalizou o inventário na ANVISA no dia 17/04, então você deverá enviar um novo inventário no dia 18/04, para isso basta realizar o procedimento descrito na dúvida acima para que as vendas e compras do dia 17/04 sejam consideradas no novo inventário gerado.

O que faço com as vendas e compras realizadas no dia do envio do novo do inventário para a ANVISA?

Após a confirmação que o seu inventário foi aceito, você deve acessar o Gerenciador de Controlados e alterar a data de movimentação para uma data posterior, pois a ANVISA não aceita arquivo com movimentações no mesmo dia do inventário. Atenção, você deve alterar somente as datas das movimentações realizadas após a realização do inventário no sistema, então se você fez um inventário as 12h, só deverá realizar a alteração nos movimentos realizados após esse horário.

Ao fazer o inventário, preciso lançar todo o meu estoque novamente?

Não, basta ler o seu estoque atual através da opção "Ler Estoque Atual - F2" e realizar as alterações necessárias.

Preciso enviar medicamentos controlados e antimicrobianos no mesmo inventário?

Sim, você deve fazer um único inventário com os medicamentos controlados e os antimicrobianos, a mesma regra vale para o envio dos arquivos de movimentação.

Como incluir os antibióticos no inventário do sistema?

Você deve lançar o produto, caso o seu cadastro ainda não esteja devidamente configurado o sistema irá abrir uma tela para informar a LISTA AN e marcar o campo SNGPC, após isso o sistema irá solicitar os dados do lote. É obrigatório também informar o Número do Registro no Ministério da Saúde para os antimicrobianos, para consultar esse número utilize esse link.

Como saber seu o meu arquivo foi aceito?

Acesse o site http://sngpc.anvisa.gov.br/, informe o e-mail e senha do farmacêutico responsável técnico, selecione a empresa e clique em "Continuar", após clique no menu "Relatórios" e na opção "Status da Transmissão". Nessa tela irá mostrar o inventário enviado, para saber se ele foi aceito olhe o campo "Foi aceito?".

No momento do envio apareceu uma mensagem de erro que informa que o site está fora do ar, posso enviar o arquivo novamente e como faço este processo?

Sim, tente enviar novamente até que você receba a mensagem "Arquivo de Inventário gerado com sucesso". Para enviar novamente basta clicar novamente no botão "Confirmar" da tela "Gerar Inventário SNGPC".

Apareceu a mensagem "Usuário xxx@email.com.br não existe na base de dados do SNGPC" o que fazer?

Altere no OuroFarma para o ambiente de Produção. Para isso, acesse no menu Sistema o Gerenciador de Lojas e Terminais, clique em Configurações da Loja, aba SNGPC e selecione o ambiente correto.

 

A ANVISA disponibilizou também um passo a passo que está disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/passo_passo.htm