Pesquisar

Configurações de Abertura e Fechamento de caixas Retornar para a pesquisa

Abertura e Fechamento de Caixas

Introdução

Neste tutorial vamos ver sobre Abertura e Fechamento de Caixas.

 

Novo módulo de caixas

 

Desde a versão 2.18.0 temos um novo módulo de Abertura de Caixas. Para habilitá-lo acessa o OuroFarma® menu Sistema -> Lojas -> Gerenciador de Lojas e Terminais -> Configurações do Sistema (Alt+F3)”.

Na tela que abrir, clique na guia “Caixas” e marque a opção “Habilitar Novo Módulo de Abertura de Caixas”.

 O sistema exibirá um aviso sobre a nova estrutura do fechamento de caixas, e ao confirmar não será possível voltar à estrutura antiga.

 


Abertura de Caixas

 

Após o fechamento do caixa, na antiga configuração um novo caixa era aberto automaticamente,

com a nova configuração ao utilizar algum recurso do sistema onde fará alguma alteração no caixa, será apresentada a tela para abertura.


 

Após a senha, será apresentada a tela com as informações de Saldo Inicial e observação.


 

Para a informação do “Saldo Inicial”, o sistema possui configurações no OuroFarma® no menu Sistema -> Lojas -> Gerenciador de Lojas e Terminais.

 

Entre na opção Configurações da Loja -> aba “Fechamento de Caixa” e verifique as opções para o campo “Saldo Inicial”.



As opções são:

                                    Preenchido com Zero e Liberado para Editar (Default): essa configuração é a padrão do sistema. Independente do saldo a transportar do último caixa, o “Saldo Inicial” aparecerá zerado, porém, é permitido alterar. Caso o valor de saldo digitado para o novo caixa seja diferente do saldo a transportar do caixa anterior, o sistema exibe um alerta e grava um registro da divergência nas observações do referido caixa no momento do fechamento do mesmo.

                                    Preenchido com Saldo Anterior e Liberado para Editar: nesta configuração, o “Saldo Inicial” virá preenchido de acordo com o saldo a transportar do caixa anterior, porém é permitido alterá-lo. Caso o valor de saldo digitado para o novo caixa seja diferente do saldo a transportar do caixa anterior, o sistema exibe um alerta e grava um registro da divergência nas observações do referido caixa no momento do fechamento do mesmo.

                                    Preenchido com Saldo Anterior e Não Liberado para Editar: com esta opção, o “Saldo Inicial” virá preenchido de acordo com o saldo a transportar do caixa anterior e não poderá ser alterado;

                                    Preenchido com Saldo Anterior e Oculto: nesta configuração, o “Saldo Inicial” não será demonstrado na tela de abertura de caixa, porém, respeitará o saldo a transportar do caixa anterior.

 

Dependendo da configuração do seu sistema, informe o saldo inicial, uma observação se necessário e em seguida clique em “Abrir Caixa”.

 

Se o saldo inicial informado for diferente do caixa anterior, será apresentada uma mensagem sobre a divergência. Caso queira continuar com a abertura, clique em “Sim”.

 

 A divergência ficará registrada nas observações do caixa atual e também na visualização do relatório de fechamento.

 

 




Se o sistema estiver OffLine, posso fazer o fechamento de caixas?

Somente se o novo Módulo de Abertura de Caixa estiver habilitado (disponível a partir da versão 2.18.0), porém os recursos serão limitados devido à falta de comunicação com o servidor.

Quando o sistema estiver offline, o fechamento do caixa deverá ser feito no FrontFarma® no menu Caixa -> Fechamento do Caixa.

As outras opções referentes à caixas ficarão indisponíveis.

 

Uma mensagem será apresentada sobre o fechamento offline, informando sobre os recursos limitados.

 

A opção “Conferir (F8)” ficará indisponível no fechamento offline, e a opção “Visualizar (F9)” apresentará apenas um resumo sobre o fechamento.

 

 

 

 

O checkfront será responsável pela transmissão do caixa, assim que o sistema estiver online.

 

O que é Caixa Corrompido e como Recuperá-lo?

Um caixa corrompido é quando ocorre uma perda definitiva de um servidor local, onde há um ou mais caixas em aberto. Neste caso é possível que existam vendas e outras movimentações já transmitidas no banco “myouro” porém o registro de fechamento estava no banco “myfront” que foi perdido.

Será possível recuperar e fechar esse caixa através da opção “Recuperar Caixa” presente no “Gerenciador de Caixas”.

 

Não é permitida nenhuma nova movimentação nesse caixa, sendo assim, será realizado apenas o fechamento do caixa com as movimentações que estavam pendentes.

Para recuperar caixa corrompido, no “Gerenciador de Caixas”, clique em “Recuperar Caixa”.

 

Informe a “Loja” e o “Caixa” se souber seu número e clique em “Pesquisar”.

 

Selecione o caixa que deseja recuperar e clique em “Recuperar Caixa”.


 

 

No “Gerenciador de Caixa”, o mesmo ficará com o status “Corrompido”.


 

Este caixa deverá ser fechado e um novo caixa aberto para a continuação dos trabalhos na loja.

 

Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm


Retornar para a pesquisa