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Quando e como finalizar um inventário no SNGPC

Publicado em 19 de setembro de 2017

Atualizado em: 28 de julho de 2025 - versão a partir da 3.3.0.0

Em resumo, as razões para se finalizar um inventário são:


* Quando o responsável técnico for substituído definitiva ou temporariamente (no caso de férias e outros afastamentos);

* Quando houver erro na realização do inventário e este erro for descoberto após a sua validação e aceite;

* Por determinação da autoridade sanitária;

* Ajuste de inventário;

* Encerramento das atividades com produtos controlados.


Atenção: é importante comunicar a vigilância sanitária local sobre este procedimento.


Importante: ao finalizar o inventário, se desejar imprimir, a impressão deve ser feita antes da finalização (depois de finalizado, não é possível visualizar e imprimir o antigo inventário).


  • FINALIZAR O INVENTÁRIO NO SNGPC

Para a finalização do inventário, deve-se acessar o site do SNGPC e, no menu lateral, clicar em “Finalizar Inventário”:



Em seguida, selecione o “Motivo da Finalização”:

Para validar a informação de finalização do inventário, repita o código no campo ao lado e clique em “Finalizar Inventário”:

Aparecerá uma confirmação. Se realmente desejar finalizar o inventário, clique em “ok”:


Inventário finalizado:



  • CUIDADOS COM A OPÇÃO “FINALIZAR INVENTÁRIO"

Após finalizar o inventário, o sistema não receberá mais arquivos XML.


O recebimento de arquivos XML só será possível novamente quando um novo inventário for confirmado.

Quando um inventário é finalizado, o SNGPC guarda todo o conteúdo do estoque que existia no momento da finalização. Quando um TR (Responsável Técnico) for reabrir um inventário (já finalizado anteriormente), pode clicar em “Gerar XML Inventário” para recuperar o inventário finalizado. Mas atenção: essa opção não é útil nos casos que necessitem fazer pequenos ajustes de quantidade e descrição de lote. Nesses casos, seu sistema interno (VSM) deve gerar o novo arquivo para o envio ao SNGPC. Todas as finalizações e reaberturas de inventários ficam registradas no histórico da empresa e são visualizadas pelas Visas Local, Regional, Estadual e Anvisa. Não finalize o inventário enquanto um arquivo recém-transmitido estiver sendo validado, pois, ao finalizar o inventário sem esperar a ANVISA aceitar ou rejeitar, será como se a ANVISA não o recebesse, desconsiderando assim esse último arquivo transmitido (o saldo não será atualizado).










Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.

Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm

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