Pensando em uma forma de agilizar o dia a dia nas importações de compras, o sistema OuroCompras®, a partir da versão 2.24.2.0 do OuroFarma®, terá a opção de baixar e importar os XMLs das notas de compras acessando o e-mail da farmácia.
Abaixo vamos ver como configurar o e-mail e como baixar os XML direto pelo Gerenciador de Compras.
Obs.: Para você que utiliza o provedor de e-mail GMAIL a versão do sistema precisa ser 2.24.2.2 ou superior. Caso não esteja nessa versão, entre em contato com o nosso setor de suporte para verificar se a versão já está disponível para seu Estado e solicite a atualização.
Para o OuroCompras® ter acesso ao e-mail é preciso fazer a configuração de cada e-mail que recebe os XML das Compras dos fornecedores.
Você pode configurar mais de um e-mail.
Então, a primeira configuração a ser realizada é o cadastro do e-mail no sistema:
Cadastros do e-mail
É possível acessar a tela do cadastro dos e-mails em dois lugares:
OuroCompras® (Gerenciador de Compras) > Guia Principal > menu Cadastros > Cadastros de Emails
ou
OuroCompras® (Gerenciador de Compras) > Guia Notas de Compras > Importar Notas > Consulta Nota SEFAZ > Cadastro do Email.
No cadastro, será preciso informar os dados do seu e-mail (Usuário / Senha / Dados Servidor (Host / Porta / TLS etc )).
Como já mencionado, será permitido o cadastro de um ou mais e-mails. Para cadastrar o seu e-mail é só clicar em "+ Cadastrar"
Vamos agora detalhar cada campo da Tela do Cadastro do E-mail:
1 Cadastrar - Abre a tela para informar os dados do e-mail responsável de receber os XML de notas de compras
2 Alterar - Altera os dados de um e-mail já salvo
3 Alterar data (em lote) - Altera a data do último processamento da busca dos e-mails de todos os e-mail cadastrados de uma vez.
4 Testar conexão - Testa a conexão com o e-mail cadastrado
5 Baixar / Importar XML - botão para fazer a comunicação com o e-mail e realizar a baixa e importação dos XML de notas de compras.
6 Excluir - Excluir cadastros já salvos anteriormente
7 Emails Cadastrados - Mostra os e-mails que foram cadastrados, onde:
E-mail é o e-mail responsável por receber os XML dos fornecedores;
Senha é a senha do e-mail, apresentado com ***;
Data Ult. Processamento mostra o dia e hora que foi baixado / importado os últimos xml do e-mail;
Status do e-mail (Ativo ou Inativo).
Ao clicar em CADASTRAR, será apresentado a tela onde os campos são:
1 Email: informar o e-mail responsável da farmácia que recebe os XML de compras;
2 Senha: senha do e-mail responsável da farmácia que recebe os XML de compras;
3 Dados do Servidor: ao colocar o e-mail será previamente carregados as informações de acordo com cada provedor, pode ser alterado caso seja necessário;
4 Dt. Ult. Processamento: data que será iniciado a comunicação com o e-mail para baixar os XML de compras, pode ser retroativo ao dia da configuração.
5 Pasta p/ Leitura dos Emails: (apenas para protocola IMAP) nesse campo podem escolher qual a pasta do e-mail o sistema irá procurar pelos XML de compras;
6 Ativo: para deixar ativo o e-mail deixe marcado, para inativar desmarque a opção;
7 Testar conexão: ao colocar as informações do e-mail, essa opção testará a comunicação com ele.Como já mencionamos, quem utiliza o e-mail do provedor GMAIL só será possível configurar na versão 2.24.2.2 e tem algumas particularidades que serão detalhadas abaixo:
Configuração e-mail Gmail
Acesse o endereço https://myaccount.google.com/ ou caso já esteja com seu e-mail aberto, clique no ícone da foto > gerenciar sua conta do Google > segurança > Ativar Verificação em duas etapas
Informe o e-mail com a senha, depois o número de telefone que tem acesso de imediato, pois receberá um código de ativação para conseguir continuar
Após todos os passos realizados para criar a senha APP, já será possível a configuração da importação de XML de notas de compras. Os parâmetros serão:
1 Email - e-mail da farmácia responsável pelo recebimento dos XML de compras
2 Senha - a senha criada no passo a passo Senha de App
3 Protocolo - IMAP
4 Pasta p/ Leitura dos Emails - se não informado, como padrão será a caixa de entrada
O restante dos campos serão preenchidos conforme o provedor, assim que informar o e-mail
Configuração e-mail Outlook
Para utilizar o e-mail Outlook, segue as configurações abaixo:
Configuração e-mail UOL
Para utilizar o e-mail UOL, segue as configurações abaixo:
Configuração e-mail Yahoo
Para utilizar o e-mail Yahoo, segue as configurações abaixo:
Após realizar as configurações do e-mail, no Gerenciador de Compras podemos fazer a busca, baixa e importação dos XML das notas de compras.
Entre na guia Notas de Compra > Importar Notas > Consulta Nota Sefaz > Importar notas do Email
O sistema comunica com seu e-mail, busca os XML de compras e o importa.
Depois de localizado sua compra, o procedimento de finalizá-la segue o mesmo fluxo que realizam em sua loja.
Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso setor de suporte
Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm