Pesquisar

Importação do XML de Notas de Compras do E-mail Retornar para a pesquisa


IMPORTAÇÃO DO XML DE NOTAS DE COMPRAS DO E-MAIL

Pensando em uma forma de agilizar o dia a dia nas importações de compras, o sistema OuroCompras®, a partir da versão 2.24.2.0 do OuroFarma®, terá a opção de baixar e importar os XMLs das notas de compras acessando o e-mail da farmácia.


Abaixo vamos ver como configurar o e-mail e como baixar os XML direto pelo Gerenciador de Compras.


Obs.: Para você que utiliza o provedor de e-mail GMAIL a versão do sistema precisa ser 2.24.2.2 ou superior. Caso não esteja nessa versão, entre em contato com o nosso setor de suporte para verificar se a versão já está disponível para seu Estado e solicite a atualização.


CONFIGURAÇÕES

Para o OuroCompras® ter acesso ao e-mail é preciso fazer a configuração de cada e-mail que recebe os XML das Compras dos fornecedores.

Você pode configurar mais de um e-mail.

Então, a primeira configuração a ser realizada é o cadastro do e-mail no sistema:


Cadastros do e-mail

É possível acessar a tela do cadastro dos e-mails em dois lugares: 

OuroCompras® (Gerenciador de Compras) > Guia Principal > menu Cadastros > Cadastros de Emails

ou

OuroCompras® (Gerenciador de Compras) > Guia Notas de Compras > Importar Notas > Consulta Nota SEFAZ > Cadastro do Email.







Cadastrando os e-mails

No cadastro, será preciso informar os dados do seu e-mail (Usuário / Senha / Dados Servidor (Host / Porta / TLS etc )).

Como já mencionado, será permitido o cadastro de um ou mais e-mails. Para cadastrar o seu e-mail é só clicar em "+ Cadastrar"




Tela do Cadastro dos E-mails

Vamos agora detalhar cada campo da Tela do Cadastro do E-mail:

1 Cadastrar -  Abre a tela para informar os dados do e-mail responsável de receber os XML de notas de compras

2 Alterar - Altera os dados de um e-mail já salvo

3 Alterar data (em lote) - Altera a data do último processamento da busca dos e-mails de todos os e-mail cadastrados de uma vez.

4 Testar conexão - Testa a conexão com o e-mail cadastrado 

5 Baixar / Importar XML - botão para fazer a comunicação com o e-mail e realizar a baixa e importação dos XML de notas de compras.

6 Excluir - Excluir cadastros já salvos anteriormente

7 Emails Cadastrados - Mostra os e-mails que foram cadastrados, onde: 

E-mail é o e-mail responsável por receber os XML dos fornecedores;

Senha é a senha do e-mail, apresentado com ***;

Data Ult. Processamento mostra o dia e hora que foi baixado / importado os últimos xml do e-mail;

Status do e-mail (Ativo ou Inativo).





Ao clicar em CADASTRAR, será apresentado a tela onde os campos são:

1 Email: informar o e-mail responsável da farmácia que recebe os XML de compras;

2 Senha: senha do e-mail responsável da farmácia que recebe os XML de compras;

3 Dados do Servidor: ao colocar o e-mail será previamente carregados as informações de acordo com cada provedor, pode ser alterado caso seja necessário;

4 Dt. Ult. Processamento: data que será iniciado a comunicação com o e-mail para baixar os XML de compras, pode ser retroativo ao dia da configuração.

5 Pasta p/ Leitura dos Emails: (apenas para protocola IMAP) nesse campo podem escolher qual a pasta do e-mail o sistema irá procurar pelos XML de compras;

6 Ativo: para deixar ativo o e-mail deixe marcado, para inativar desmarque a opção;

7 Testar conexão: ao colocar as informações do e-mail, essa opção testará a comunicação com ele.




Como já mencionamos, quem utiliza o e-mail do provedor GMAIL só será possível configurar na versão 2.24.2.2 e tem algumas particularidades que serão detalhadas abaixo:


Configuração e-mail Gmail

Acesse o endereço https://myaccount.google.com/ ou caso já esteja com seu e-mail aberto, clique no ícone da foto > gerenciar sua conta do Google > segurança  > Ativar Verificação em duas etapas

Informe o e-mail com a senha, depois o número de telefone que tem acesso de imediato, pois receberá um código de ativação para conseguir continuar



Depois que colocar o código e avançar, está habilitado a configuração em 2 etapas.

Volte para o gerenciador da conta do Google > Segurança  > Senhas APP e Informe a senha do seu e-mail
Na tela, selecione "Selecionar App" > Outro (nome personalizado) e digite, por exemplo, VSM XML DE COMPRAS > clique em "Gerar"


Depois que clicar em Gerar, será apresentado uma senha

Anote essa senha, pois vamos utilizá-la nas configurações.
Caso perca esta senha, terá que removê-la do Senha de App e gerar uma nova.


Cadastrar e-mail GMAIL no Gerenciador de Compras

Após todos os passos realizados para criar a senha APP, já será possível a configuração da importação de XML de notas de compras. Os parâmetros serão:




1 Email - e-mail da farmácia responsável pelo recebimento dos XML de compras

2 Senha - a senha criada no passo a passo Senha de App

3 Protocolo - IMAP

4 Pasta p/ Leitura dos Emails - se não informado, como padrão será a caixa de entrada 

O restante dos campos serão preenchidos conforme o provedor, assim que informar o e-mail



Configuração e-mail Outlook

Para utilizar o e-mail Outlook, segue as configurações abaixo:




Configuração e-mail UOL

Para utilizar o e-mail UOL, segue as configurações abaixo:




Configuração e-mail Yahoo

Para utilizar o e-mail Yahoo, segue as configurações abaixo:




REALIZANDO A BAIXA DOS XML

Após realizar as configurações do e-mail, no Gerenciador de Compras podemos fazer a busca, baixa e importação dos XML das notas de compras.

Entre na guia Notas de Compra > Importar Notas > Consulta Nota Sefaz > Importar notas do Email



O sistema comunica com seu e-mail, busca os XML de compras e o importa.

Depois de localizado sua compra, o procedimento de finalizá-la segue o mesmo fluxo que realizam em sua loja.






Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso setor de suporte

Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm

Retornar para a pesquisa