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API Saneamento Fiscal IMendes Retornar para a pesquisa


A IMendes é uma empresa de atualização de informações tributária, ela tem um serviço de atualização de impostos e outros tributos, para cada produto da farmácia, contando com vários contadores cadastrando essas informações. Este serviço permite a atualização automática dos valores para cada produto cadastrado no OuroFarma.

Este serviço serve para a farmácia, independente do tamanho e da unidade federativa, uma vez que a IMendes, é utilizado nos 27 Estados do nosso país.

Nesse manual você que adquiriu o serviço da IMendes, vai saber como configurar, agendar e usá-lo dentro do sistema, sobre maior base de conhecimento fiscal do país aliado a desenvolvimento de softwares para automação fiscal e contábil.

Para mais informações, vejam no site, https://grupoimendes.com.br/






CONFIGURAÇÃO INICIAL

Para iniciar os trabalhos com o IMendes, é necessário configurá-lo e para isso, é necessário acessar o OuroFarma® > menu Sistema > Lojas> Gerenciador de Lojas e terminais (Alt+K) > Configuração da Loja (F3)




Depois entra na aba de Integração Fiscal.

Nessa nova tela, temos as configurações gerais, que servem também para outros sistemas de tributação automática e mais abaixo os campos referente ao IMendes, na aba IMendes.



IMPORTANTE: Para ativar o IMendes, é necessário que essas informações estejam configuradas, tanto o campo URL, como a senha do CNPJ específico esteja digitada corretamente.


Para começar a configurar, basta clicar no botão Desbloquear Campos. Clique em Sim na mensagem que aparece para iniciar a configuração.






Depois de preencher os campo com as informações do IMendes, clique no botão Teste de Conexão.
Se tudo estiver correto, será exibido a mensagem

Caso não esteja corretos, concentre-se em 3 informações importantes: se o campo URL e Senha estão digitados corretamente (esse segundo deve ser o do CNPJ específico) e se está apontando para Produção ou Homologação no campo Tipo de Consulta.


Se houver algum problema em relação ao acesso e/ou pendência no cadastro da loja junto a API IMendes, será exibido a mensagem correspondente, por exemplo:





GERENCIADOR IMENDES

Tendo o IMendes devidamente configurado, vamos para na tela do gerenciador, para isso clique no menu Gerencial > Fiscal > Gerenciador de Atualizações IMendes.

No gerenciador é executado a maioria das ações do IMendes no sistema.






Status da Revisão

Note que já no topo da tela, o sistema apresenta várias informações importantes, como uma prévia dos processos.



Opções das Abas

Cada aba desta tela traz uma informação importante, que ajudará a manter as informações tributárias do sistema em dia, mas abaixo a descrição, uma a uma.




Revisão de Produtos

A Revisão Fiscal é o procedimento para enviar os produtos do sistema para que a IMendes verifique quais são as divergências e atualize os tributos dos produtos. Para realizar a revisão, os filtros disponíveis são: CST, Classe, Produtos comprados ou vendidos no período, Produtos cadastrados no período e somente produtos com estoque positivo. Utilize os filtros e clique em Filtrar Produtos.

Basicamente consiste em enviar as informações filtradas nos campos, o sistema não permite passar para a próxima tela, se não preencher algum dos filtros, feito isso é só clicar no botão Filtrar.


Clicando no botão, é apresentada a próxima tela, uma grid com as informações, a primeira coluna é um marcador, que pode ser alterado pressionando barra de espaço na linha selecionada, ainda tem a opção de marcar/desmarcar todos de uma vez, pressionando ALT + barra de espaço.

Na parte de baixo as informações de total de registros na grid e total de registros marcados e dois botões, um para Voltar a tela de filtro e outro que envia as informações para o IMendes, o botão Gerar Revisão.

É possível entrar no cadastro de um desses produtos, dando duplo clique no registro selecionado.


Clicando em Gerar Revisão, o sistema envia as informações e exibe a tela abaixo, quando acabar, mostrará novamente a tela de filtro, você pode fechar a tela enquanto estiver apresentando a informação abaixo, sem problemas, o sistema continua executando a revisão até que processe todos os produtos filtrados.



Produtos Alterados

Nessa tela, o sistema pesquisa ao clicar em Consultar, no IMendes, se tem produto que sofreu alteração de tributos e devolve uma lista, caso tenha alteração.

Para atualizar, basta selecionar os itens que serão enviados (ou deixando todos marcados), clicando no botão Revisar.



Produtos Devolvidos

Nessa tela é possível conferir todos os itens que foram devolvidos pelo IMendes e principalmente 3 motivos são fatores para tal: Descrição Insuficiente / Produto sem código e Código de Barras inválido.



Histórico de Revisão

É um histórico de tudo que já foi enviado para o IMendes, como essas informações podem ter muitos registros de dados, aconselhamos utilizar os campos de filtro, antes de clicar em Consultar, pois um produto por exemplo, pode ter várias linhas de registro.




CADASTRO DE PRODUTOS

No Cadastro de Produto, na aba de Tributos, temos informações individuais da atualização do IMendes (somente para o produto selecionado), é possível ver a data da última atualização e clicando no botão Sincronizar Tributos, o sistema valida a atualização.

Ao inserir um novo produto, se o IMendes estiver ativo, será enviado automaticamente para o IMendes para atualização dos tributos.




TAREFA AUTOMÁTICA

Depois que os produtos forem enviados ao IMendes pela primeira vez, através do Gerenciador de Atualizações, o OuroFarma® cadastra uma tarefa na agenda diária de atualização no Gerenciador de tarefas, na verdade para esse módulo, existem 3 tarefas:


INTEGRAÇÃO IMENDES API - PROCESSAR REVISÃO: 

A Revisão Fiscal é o procedimento para enviar os produtos do sistema para que a IMendes verifique quais são as divergências e atualize os tributos dos produtos. 


INTEGRAÇÃO IMENDES API - REVISÕES PENDENTES: 

Os pendentes que são todos os itens que foram devolvidos, conforme foi explicado em na pesquisa de produtos devolvidos.


INTEGRAÇÃO IMENDES API - PROCESSAR ALTERAÇÕES: 

Esta tarefa do sistema verifica se tem produto que sofreu alteração de tributos e os revisa.






ALERTA DE TAREFAS PENDENTES NA TELA PRINCIPAL

O IMendes conta também com as notificações da tela principal, quando as comunicações diárias com o servidor não está sendo realizado pelo CheckOuro, na tela principal do OuroFarma® vamos ter um aviso dessa pendência.








Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.

Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm

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