Pesquisar

OuroFarma® Gerenciador de Pós-Vendas Retornar para a pesquisa

GERENCIADOR DE PÓS-VENDAS

Neste tutorial aprenderemos sobre agendamento e gerenciamento de pós-vendas.


INTRODUÇÃO


Pós-Venda é a fase que inicia logo após o momento da aquisição de um produto ou serviço, ou seja, logo após a finalização da venda. A partir da entrega, o consumidor passa a usufruir do produto ou serviço adquirido.

Empresas que focam na satisfação do cliente, não finalizam a relação de consumo somente com a venda, elas querem manter uma relação de satisfação após a venda e assim garantir que o cliente volte a comprar e se torne fidelizado.

Geralmente utiliza-se o pós-venda para clientes que fazem uso de medicamento contínuo, mas o sistema permite o agendamento para qualquer medicamento.


Ah, lembrando que a VSM oferece uma lista de medicamentos de uso contínuo. Entre em contato com o nosso suporte para solicitar a inclusão desses itens no cadastro de produtos!




CONFIGURAÇÃO NO CADASTRO DO CLIENTE

Para trabalhar com pós-venda, no cadastro do cliente, marque a opção “Permite Pós-Venda”. 

 


AGENDAMENTO DE PÓS-VENDA

No FrontFarma® é possível agendar e gerenciar as pós-vendas de maneira fácil e rápida, para isso siga os procedimentos a seguir:


Na tela de lançamento de vendas do FrontFarma®, informe os produtos e clique na coluna “Pós”.



 

Após clicar na coluna “Pós”, abrirá a tela para informar os dados do agendamento.

Preencha as informações de “Apresentação”, “Prescrição Diária” e a “Duração” em dias do medicamento será preenchida automaticamente segundo essas informações. Em seguida clique em “Agendar Pós-Venda” ou pressione “F10”.



 


Após a confirmação, ficará um ícone de um telefone no campo “Pós” confirmando seu agendamento.



Caso possua mais produtos para agendamento de pós-venda, repita os procedimentos.

Ao término do agendamento, clique em “Finalizar Venda” ou pressione “F8”. Informe o cliente e finalize a venda.

 







GERENCIADOR DE PÓS-VENDA
 

Para um melhor controle do gerenciamento das pós-vendas que estão agendadas, o FrontFarma® possui um gerenciador onde é possível acompanhar o andamento de todas as pós-vendas. 

Através desta tela, o atendente ou responsável pelas pós-vendas, entra em contato com o cliente e oferece o medicamento. Se o cliente aceitar a compra, os produtos poderão ser entregues em sua residência ou para retirada na loja.


Para acessar o gerenciador, no FrontFarma®, feche a tela de vendas e clique em “Gerencial > Gerenciador de Pós-Venda”.



 

Será aberto a nova tela do Gerenciador de Pós-Venda




No calendário seleciona o dia que foi agendada a pós-venda e não o dia que foi efetuada a venda. Ao selecionar o dia, ao lado esquerdo será apresentado a semana onde o dia se encontra. 

Exemplo: No calendário foi selecionado o dia 10 e ao lado esquerdo é apresentado a semana onde o dia 10 se encontra:

 

Na nova tela do Gerenciador de Pós-venda, temos também novos filtros para realizar as buscas.



ALTERANDO OU ATENDENDO UMA PÓS-VENDA

  • Trocar Atendente da Pós-venda

Caso seja necessário trocar o atendente, clique no ícone acima do nome-> “Trocar Atendente”.

 



Informe o nome do novo atendente e clique no ícone verde.


A Pós-venda ficará com um risco rosa, indicando que houve a troca do atendente 




  • Excluir Pós-Venda 

Para excluir algum agendamento, clique no ícone X



Será apresentado a mensagem de confirmação, clique em sim.


ATENÇÃO: Após a exclusão, não será possível reverter esta ação




  • Reagendar Pós-Venda

Para reagendar uma pós-venda, clique no ícone do relógio amarelo e informe a nova data:




A Pós-venda ficará com um risco amarelo, indicando que houve a troca da data.



  • Envio WhatsApp

Para enviar no WhatsApp do cliente, clique no ícone whatsapp e informe o telefone:






  • Atendendo pós-venda

Na pós-venda, clique no botão Azul:



Será aberta a tela para o atendimento da Pós-Venda, nela informamos o resultado da mesma, ou seja, entrar em contato com o cliente e informar se o ele "não foi encontrado", "se comprou", "não comprou" ou vai deixar em "aberto":


Se o cliente comprou, informe “Comprou” no “Resultado Pós-Venda” e confirme.

O produto será enviado para a tela de lançamento de vendas para sua finalização e confirmação:




  • Lançamento Avulso 

É possível efetuar o agendamento de uma pós-venda sem realizar uma venda, para isso, clique em “Opções [F4] -> Lançamento Avulso”



Informe o cliente, produto, quantidade, data do agendamento e o atendente. Por fim, clique no botão “Agendar Pós-Venda”.




  • Listagem Pós-venda

Em “Opções [F4] -> Listagem”, é possível imprimir um relatório com as informações que foram filtradas anteriormente:





AGENDA DE PÓS-VENDA
 

A agenda de pós-venda tem basicamente as mesmas opções do gerenciador, com opções reduzidas.

Para acessar a “Agenda de Pós-Venda”, no FrontFarma®, feche a tela de vendas, clique em “Vendas > Agenda de Pós-Venda”.




  

Nela temos 4 opções para gerenciar: “Atender Pós-Venda”, “Trocar Atendente”, “Listagem de Pós-Venda” e “Excluir Agendamento”, todas com as mesmas funcionalidades presentes no gerenciador de pós-venda:


 









Assista o vídeo abaixo, com os passos de como realizar e atender uma Pós-venda:








Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.

Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm




Publicado em: 11 de Março de 2016
Publicação atualizada em: 07/10/2021
Publicação atualizada em: 15/08/2024
Publicação atualizada em: 10/01/2025


Retornar para a pesquisa