Neste tutorial aprenderemos sobre o pedido eletrônico para a Drogacenter.
2. CADASTRO COM A DROGACENTER E TELEFONES ÚTEIS
Para configurar o pedido eletrônico para Drogacenter entre em contato e solicite seu cadastro pelos telefones: 0800 701 4770 / 0800 770 4770 ou pelo site: http://www.drogacenteronline.com
Para realizar o pedido para a Drogacenter é necessário instalar o aplicativo “Zeus”, faça o download no link: http://pedeletro.provisorio.ws/drogacenter/instaladores/instalarzd.exe e ao término execute o instalador.
Na tela inicial do Assistente de instalação, clique em “Avançar”.
Selecione a opção “Zeus” e clique em “Instalar”.
Aguarde enquanto o sistema é instalado.
Após a conclusão da instalação, no “Zeus”, clique em “Configurações”.
Na tela de “Configurações”, insira sua “Licença Zeus”, “Usuário Zeus” e a senha (que são fornecidos pela distribuidora Drogacenter). Deve-se também habilitar a opção “Salvar Senha” e em seguida clique em “Ok”. Essas configurações são efetuadas apenas uma única vez, a menos que exista alguma alteração nos dados fornecidos pela distribuidora.
Em seguida, clique na opção “Pedidos”, no item “Diretório dos pedidos”, configure o diretório de envio/exportação do seu pedido, ou seja, é o diretório onde o “Zeus” buscará o arquivo gerado pelo OuroFarma®.
Como padrão, utiliza-se o diretório: “C:\OuroFarma\pedidos\drogacenter” e o Filtro de pedido informa-se “*.PED”.
O diretório de backup é criado automaticamente.
Depois de realizar essas configurações pela primeira vez, caso não ocorram mudanças do diretório de pedidos ou do filtro de seu pedido, não é necessário alterar nenhum destes parâmetros.
Obs: Para enviar seu pedido após ter sido gerado pelo OuroCompras®, basta marcá-lo e clicar no botão “Enviar Pedidos”.
Na opção “Retornos”, informe o diretório do retorno do arquivo, neste caso escolha: “C:\Ourofarma\Pedidos\Drogacenter”.
Dica: É importante também configurar o tempo de busca do retorno e se atentar à opção “Substituir Arquivo”, pois quando esta opção está selecionada todos os arquivos de retornos recebidos com o mesmo nome dos que já existem na pasta de retorno são substituídos automaticamente, isso evita a criação de vários arquivos de retornos, porém existe a necessidade de limpeza manual desta pasta.
Pode ser configurado o tempo de espera automática por retornos, como mostra a imagem acima (1 min), assim o sistema buscará automaticamente seu retorno a cada 1 minuto após ter enviado o pedido, ou se preferir pode clicar no botão “Buscar Retornos”.
4. CADASTRO E CONFIGURAÇÕES DO FORNECEDOR DROGACENTER
No cadastro do fornecedor, preencha as informações, salve o cadastro e clique na guia “Pedido de Compra”.
Em seguida, em “Pedido Eletrônico”, selecione a opção “Drogacenter” e informe o “Código da loja” no fornecedor.
Salve novamente o cadastro.
5. COMO PROCESSAR/TRANSMITIR O PEDIDO ELETRÔNICO DA DROGACENTER?
Com o pedido pronto, no OuroCompras®, clique na guia “Pedidos de Compra”, no rodapé da tela, no campo “Distribuidor”, informe a distribuidora “Drogacenter” e selecione os pedidos desejados.
Após selecionar os pedidos desejados, clique em “Opções > Processar Pedido/Transmitir” ou se preferir pressione “F5”.
Escolha o Tipo de Faturamento e confirme.
Caso não saiba o código do faturamento, entre em contato com a Drogacenter e solicite.
Neste momento o status do pedido ficará como “Aguardando Retorno”, porém ainda não foi enviado. Para enviá-lo, abra o aplicativo “Zeus”, clique em Pedidos, selecione o pedido e clique em “Enviar Pedidos”.
6. COMO PROCESSAR RETORNO DO PEDIDO ELETRÔNICO DA DROGACENTER?
No “Zeus”, verifique se o retorno está configurado para ser processado automaticamente, ou se preferir, clique em “Buscar retornos” e verifique se o pedido foi faturado.
Caso o pedido tenha sido faturado, no OuroCompras®, para processar o retorno, clique em “Opções > Processar Retorno” ou se preferir pressione “F6”.
Localize o arquivo de retorno que está no diretório “C:\OuroFarma\Pedidos\Drogacenter” e clique em “Open”.
Verifique o status do pedido, no qual poderá ser: “Faturado”, “Faturado Parcialmente” ou “Concluído”.
Pedido Faturado: todos os itens do pedido foram atendidos.
Pedido Parcialmente Faturado: alguns itens do pedido não foram atendidos.
Pedido Concluído: os itens atendidos estão prontos para serem entregues.
Também poderá ocorrer algum erro com o pedido, neste caso o status ficará como: “Erro”.
Para visualizar os itens e seus devidos “Status” e “Qtde Atendida”, dê um duplo clique sobre o pedido.
Caso necessário, é possível alterar a quantidade atendida.
Dica: é utilizada a opção de alterar a quantidade atendida, pois há casos onde o pedido foi “elaborado” no sistema, porém, não foi transmitido on-line, o pedido pode ter sido realizado por e-mail, telefone ou representante presencial, e o cliente ao chegar a NF-e poderá confrontar essas informações durante a entrada de notas.
Durante a entrada de nota, clique em “Pedidos de Origem” e vincule o pedido à nota.
Ao finalizar a nota, será aberta uma tela para conferência e comparação.
Caso tenha dúvida sobre conferência de pedidos leia nosso tutorial ou veja o vídeo sobre este tópico.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte técnico através do atendimento on-line ou através de nossos telefones regionais.