Olá!!
Neste último passo a passo, vamos ver as configurações necessárias para utilizar a Gestão de Conversas no OuroFórmulas® e também como utilizar a caixa de diálogo do OuroChat® no lançamento de fórmulas.
ATENÇÃO: para o funcionamento da Gestão de Conversas, é necessário ter ao menos um número de celular com WhatsApp configurado e autenticado no sistema através do OuroChat®. (Caso você chegou aqui primeiro, para consultar o primeiro passo a passo do OuroChat® clique aqui).
Vamos lá!!
No OuroFórmulas®, acesse o menu Gerencial > Gestão de Conversas
A tela exibida nos mostra todas as conversas atuais dentro do filtro realizado.
Na parte superior da tela, temos as opções de filtros para realizar buscas das conversas e os resultados dessa pesquisa, onde:
2 - Botão que realiza a pesquisa de mensagens respeitando as regras dos filtros.
3 - Legenda referente ao tempo de atendimento.
4 - Conversas dos clientes resultante do filtro realizado
5 - Coluna indicando o tempo da última mensagem da conversa.
6 - Atribui ou muda o terminal da conversa atual
7 - Cadastrar o Cliente. É necessário esta operação quando existem mensagens onde o remetente ainda não possui cadastro no sistema, pois a fórmula necessita de um cliente cadastrado.
8 - Conversa atual selecionada no grid é mostrada abaixo. Pode-se enviar e receber mensagens normalmente por essa seção da tela.
9 - Botão para enviar anexo.
10 - Botão para enviar mensagem, também podendo usar o atalho .
11 - Fórmulas vinculadas à conversa. Todas as fórmulas foram realizadas com base na conversa.
12 - Botão para lançar uma nova fórmula para a conversa.
13 - Visualizar fórmula já vinculada à conversa.
14 - Anexar receita ou qualquer outra imagem ou documento à fórmula.
15 - Informações sobre as fórmulas.
No exemplo a seguir, o cliente solicita um orçamento de uma fórmula e ela será feita e vinculada à conversa.
A mensagem pode ser respondida na própria tela, sem a necessidade de uso o OuroChat®:
Antes de realizar o lançamento da fórmula é necessário cadastrar o cliente
Na tela clica no botão “Cadastrar Cliente”
Ao abrir a tela de cadastro do cliente, será salvo e preenchido automaticamente o nome e o telefone. O nome é o mesmo que é informado no WhatsApp da pessoa.
Depois de salvo o cadastro do cliente.
Ao clicar em “Nova Fórmula”, o Lançamento de Fórmulas é aberto e podemos visualizar interagir na conversa por lá também
O primeiro orçamento foi concluído, porém o cliente solicitou outro orçamento de outra fórmula e enviou uma imagem.
Neste caso, usamos o duplo clique na imagem e podemos lançar a fórmula com a imagem aberta, sem que a mesma “suma” da tela ou troque de posição com a tela de fórmulas. Isso ajuda muito na rapidez e agilidade do atendimento.
Ao fechar a tela de Lançamento de Fórmulas, a Gestão de Conversas está atualizada com a última mensagem e com os orçamentos vinculados à conversa:
Caso seja necessário anexar uma imagem da receita ao orçamento, podemos fazer pelo botão “Anexar Receita”
Após anexar, na tela de Gestão de Conversas, fica com o símbolo do clipes no campo Anexo, indicando que há documentos ali.
É possível configurar um tempo máximo de resposta para o cliente, onde quando este for atingido, o ícone indicará que a conversa está aguardando uma mensagem de resposta por um tempo maior que o limite.
Para configurar acesse o sistema OuroFórmulas® > menu sistema > Lojas > Gerenciador de Lojas/ Terminais Alt+K > opção Configurações de Loja (F3)
No menu ao lado direito, acessa a opção Integrações > WhatsApp
Eles funcionam juntos e da seguinte maneira:
Tempo Limite: o tempo máximo que um cliente pode esperar até ser respondido pela loja. Por exemplo, se meu tempo limite está configurado para 5 minutos e a última mensagem do cliente foi às 9h15min, às 9h21min estourei meu limite de tempo e a conversa será marcada com o ícone vermelho na Gestão de Conversas.
Tempo de Tolerância: configurando uma tolerância de 2 minutos, a mensagem foi recebida às 9h35min quando for 9h38min, a tolerância indica que o tempo limite se aproxima, marcando a conversa com o ícone laranja. Na prática, a tolerância é um tempo subtraído do limite usado para avisar a loja que o tempo limite se aproxima.
Se ambos estiverem zerados, não é utilizado a configuração de tempo limite.
No exemplo, usado, o cliente mostrado esperou mais que o limite e foi marcado como vermelho, enquanto outro cliente que acabou de enviar mensagem, ainda consta dentro do limite de resposta
Após passar o tempo de tolerância, é indicado que o limite se aproxima usando o ícone laranja, pois o cliente já atingiu a quantidade de minutos de espera colocada na configuração de tolerância.
Ao responder as duas mensagens, elas ficam com o ícone verde, nos avisando que está tudo dentro do tempo agora, reiniciando as contagens.
Finalizamos!
Seu sistema OuroFórmulas® agora está pronto para utilizar as mensagens do OuroChat®.
Qualquer dúvida, entre em contato com o nosso setor de suporte
Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm