Atenção: Recurso disponível a partir da versão 2.18
Neste tutorial vamos aprender como realizar a manifestação do destinatário e download/importação dos arquivos XMLs gerados para o CNPJ do cliente.
O QUE É A MANIFESTAÇÃO DE DESTINATÁRIO ELETRÔNICA?
A nota fiscal é um documento que registra uma operação comercial entre as duas partes. Mas e se você recebeu uma nota referente a uma operação que não foi concretizada ou que você desconhece?
A manifestação do destinatário eletrônica é o registro de eventos por parte de quem recebeu uma NF-e(nota fiscal eletrônica). Se alguma empresa emitiu uma nota fiscal contra o seu CNPJ, você, como destinatário, poderá informar ao Fisco que tem conhecimento sobre a emissão e se a operação está confirmada, se não foi realizada ou se você a desconhece.
QUAIS AS VANTAGENS DE MANIFESTAR?
Já pensou se alguém utiliza o seu CNPJ e inscrição estadual indevidamente, em uma operação comercial que não tem relação alguma com a sua empresa? Poderia ser o início de uma grande dor de cabeça. A primeira utilidade do instrumento de manifestação de destinatário é, portanto, a possibilidade de identificar se o uso foi indevido ou não.
Já para a empresa que emitiu a nota, a manifestação dá a segurança jurídica para comprovar um possível crédito junto ao cliente ou, então, como comprovação formal do vínculo comercial. Com o registro do evento, fica dispensada a necessidade de assinatura no canhoto do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) da fatura comercial.
Uma das principais vantagens também, é possuir o arquivo xml para importação, antes do fornecedor enviar por email, assim, o processo de importação se torna mais eficiente.
QUAIS AS CONFIGURAÇÕES PARA MANIFESTAÇÃO?
Para realizar a Manifestação do Destinatário, o estabelecimento precisa de internet e configurar o certificado digital (a configuração do certificado se dará uma única vez) .
Para o cliente não precisar instalar o certificado digital em todos os computadores (no caso de A1), o sistema irá salvar o caminho do arquivo do certificado, porém apenas no caso de A1. Se for A3, o cliente terá que realizar a manifestação no computador do certificado digital.
Para mais informações de como configurar o certificado, no OuroCompras, clique aqui.
COMO BUSCAR AS NOTAS PARA MANIFESTAÇÃO
Para manifestação, você pode pela guia "Notas de compras" clicar na opção "Manif. Destinatário":
Ou pela guia "Notas de compras" clicar na opção Importar Notas > Manif. Destinatário:
Na tela, vamos ter os registros das importações de as notas por XML, é possível refinar sua pesquisa com opções para escolha de: Loja, Distribuidor, Período de Data de Emissão ou Importação, Situação da Manifestação, se o arquivo está Disponível para Gerar Compra e pesquisar pela Chave de Acesso.
As notas filtradas possuem as bandeiras para visualizar sua situação. Ao clicar sobre o ícone da bandeirinha, ou na informação abaixo, podemos visualizar sua legenda:
Sobre a Situação da Manifestação, é possível visualizar de acordo com as cores da Situação da Manifestação:
Para mais detalhes sobre cada Situação da Manifestação, clique sobre o ícone com a cor de cada legenda.
COMO MANIFESTAR
Para manifestação, selecione a(s) nota(s) desejada(s) e clique em “Confirmação da Operação”:
selecione Onde:
CIÊNCIA DA OPERAÇÃO
É o registro de que o destinatário tem conhecimento da emissão da NF-e contra o seu CNPJ. Isso não quer dizer que ele manifesta ciência sobre a operação comercial realizada, apenas sobre a existência da nota. A partir do evento da ciência da emissão, ele pode baixar o arquivo XML referente à NF-e.
CONFIRMAÇÃO DA OPERAÇÃO
O evento é registrado nessa categoria caso seja reconhecido que a mercadoria à qual a nota fiscal se refere foi de fato recebida. Também é possível confirmar mesmo se o produto não chegou, mas é importante levar em conta que, após a confirmação, não é mais possível cancelar a NF-e.
OPERAÇÃO NÃO REALIZADA
Se você reconhece a operação descrita na NF-e, mas não recebeu a mercadoria acordada, a operação é para registrar o evento “operação não realizada”. É válido também para situações em que houve sinistro de carga durante o transporte ou se o produto errado é entregue.
DESCONHECIMENTO DA OPERAÇÃO
É quando o destinatário declara que não solicitou a operação descrita na NF-e. Registra-se esse evento quando a inscrição estadual e CNPJ do destinatário são usados indevidamente por parte do emitente da nota fiscal. Manifestando desconhecimento, o destinatário se protege de possíveis passivos tributários advindos de operações fraudulentas.
OBS.: Pode ocorrer uma mudança de situação da Manifestação do Destinatário.Porém poderá enviar uma única mensagem para cada situação, valendo apenas a última mensagem. Por ex.: O destinatário pode "Desconhecer uma Operação" que havia confirmado inicialmente ou "Confirmar uma Operação" que havia desconhecido inicialmente.
MENU DANFE
No menu Danfe, temos a possibilidade de: “Visualizar DANFe”, “Visualizar XML” e "Impressão Direta (Notas marcadas)":
Visualizar DANFe
Escolha as opções para impressão em modo Retrato, Paisagem ou Simplificado e ainda se deseja “Detalhar Dados do Lote”. Há também a opção para salvarem PDF.
Após definir as opções, clique em “Imprimir”, ou se preferir pressione “F10”:
Visualização da impressão.
Impressão Simplificada:
Ver Arquivo XML
Clique sobre a nota desejada e em seguida clique em “Danfe > Visualizar XML”:
Impressão Direta (Notas marcadas)
Ao selecionar as notas e clicar sobre a opção Impressão Direta (Notas marcadas), as notas serão impressas em sua impressora padrão do terminal.
Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.