Entrada de Nota de compra por XML e Busca de arquivo XML de Compra pela SEFAZ
Neste tutorial vamos aprender a como buscar manualmente o arquivo xml de uma nota de compra no OuroCompras® , disponível a partir da versão 2.21.3 do OuroFarma® .
(Referente a Importação de Nota Fiscal de Compra - Operação de Uso e Consumo, clique aqui para mais informações).
No OuroFarma®, clique em “Gerencial > Estoque > Gerenciador de Compras”.

Após carregar o OuroCompras®, será apresentada a tela inicial, onde temos acesso às diversas opções de cadastros, relatórios, sugestões de compra, pedidos de compra e entrada de notas.
Para realizar a importação do arquivo xml de compra, clique no menu “Notas de Compra” e em seguida na opção “Importar Notas”.

Você pode dar entrada do arquivo XML que já está salvo em seu computador ou buscar diretamente o arquivo da SEFAZ:
¹ ENTRADA DE NOTA DE COMPRA POR XML
No Gerenciador de Importação de Notas, clique no “ícone de folha” e busque o XML já salvo em algum local do computador:

² COMO BUSCAR MANUALMENTE O XML DAS NOTAS DE COMPRA NO SEFAZ
Para que o sistema realize a busca através de tarefas ou manualmente, é necessário configurar o certificado digital no OuroCompras®. Para isso, clique em “Consulta Nota Sefaz > Configuração”.

Caso possua dúvidas sobre o cadastro e configuração do certificado para manifestação do destinatário, clique aqui e veja nosso tutorial sobre este tópico.
A busca poderá ser realizada de duas formas: “Busca Completa” e “Busca Individual”.

Onde:
- Busca Completa: baixa os arquivos xml’s que ainda não estão no sistema e realiza a manifestação (Ciência da Operação).
- Busca Individual: nesta opção a busca poderá ser realizada pela “Chave de Acesso” ou pelo “NSU”.
- Busca por chave de acesso: o sistema buscará no sefaz a nota pela chave de acesso informada. Caso a opção “Buscar todas” estiver selecionada, o sistema irá buscar no Sefaz as notas a partir da chave de acesso informada em diante, senão irá buscar apenas a chave de acesso específica.
- Busca por NSU: em “Último NSU” deve ser informado o último NSU retornado na última nota consultada no sefaz, esse valor é listado nos dados da nota, porém o sistema sempre trará informado. Caso o valor seja “0” (zero), será realizada a consulta dos últimos 3 meses.
- O parâmetro “Max. NSU” será retornado de acordo com a última consulta realizada no sefaz. Esse valor representa a última nota emitida contra o seu CNPJ, ou seja, o sistema realizará a consulta a partir do “Último NSU” até atingir o “Max. NSU”.
Atenção: somente a primeira consulta será realizada com o parâmetro “0” (zero), pois ainda não possui essa informação gravada no sistema. Nas próximas o sistema retornará de forma automática esse valor. Dependendo do fluxo de compras e notas emitidas para seu CNPJ, aconselhamos a não utilizar a primeira consulta com o NSU “0” (zero), pois a busca poderá demorar muito devido disponibilidade do Sefaz, com isso, aconselhamos a primeira busca utilizando a opção por Chave de Acesso.
Caso possua dúvidas sobre algum parâmetro, clique nos ícones de informações.


Após realizar a busca, o sistema realizará o download dos xml’s e fará a manifestação até o processo de “Ciência da Operação”.
Dica: os xml’s baixados ficarão salvos na pasta “C:\OuroFarma\NFE\Baixadas”.
Depois de buscar o XML salvo em seu computador ou pela SEFAZ , os passos à seguir são iguais:
A busca importa todo tipo de nota, caso possua notas que não queira importar no OuroCompras®, o sistema disponibiliza o recurso de ocultá-las, para isso, selecione e clique em “Ocultar Notas”:

Com isso, a nota não ficará disponível para importação. Para verificar somente as notas ocultas, selecione “Sim” no filtro e clique em “Pesquisa (F5)”.

Caso queira excluir algum xml, selecione e clique no botão “Excluir Notas”.

Atenção: notas geradas ou manifestadas não serão excluídas.
No botão “NFe”, temos as opções para:
Visualizar NFe: clique sobre a nota desejada e em seguida clique em “NFe > Visualizar NFe”. Escolha as opções para impressão em modo Retrato, Paisagem ou Simplificado, e ainda se deseja “Detalhar Dados do Lote”. Há também a opção de salvar o XML em PDF. Após definir as opções, clique em “Imprimir”, ou se preferir pressione “F10”.


Visualização da impressão.
Visualizar XML: clique sobre a nota desejada e em seguida clique em: “NFe > Visualizar XML”:


Impressão Direta (Notas Marcadas): selecione as notas e clique em “Danfe > Impressão Direta”. Assim serão impressos todos os Danfe referente as notas selecionadas automaticamente, sem a opção de visualização.

Para prosseguir no processo de Importação: Após selecionar os arquivos que deseja importar, clique em “Liberar/Visualizar Nota(s)”:

Na etapa “Seleção de XML” verifique os campos “Loja” e “Distribuidor” se estão preenchidos corretamente. Pode acontecer de não possuir o distribuidor cadastrado ou o CNPJ da nota está diferente do seu cadastro. Caso apareça no “Distribuidor” apareça como “Não Informado”, dê um duplo clique, faça as alterações ou faça um novo cadastro:


ATENÇÃO: Caso o campo “Loja” estiver como não localizado, é porque essa compra não foi emitido para o seu CNPJ. Nesses casos, é preciso entrar em contato com o distribuidor e solicitar uma nota em seu CNPJ.
Caso queira importar IVA, NCM/CEST, MS, FCP da nota, marque os campos correspondentes.:

Mas caso possui possuir integração com a “Avant Fiscal” ou Imendes, as informações de “NCM/CEST” não são importadas da nota e sim considerados os dados da integração.
Selecione as notas que deseja gerar compra e clique em “Gerar Compra”:

Caso possua todos os produtos cadastrados e os mesmos estejam todos realizados corretamente, o sistema irá para a tela de Resumo:

Caso possua alguma pendência de cadastros ou vínculos, será apresentado a tela de Advertencias:

Atenção: notas com produtos não cadastrados ou sem vínculo no sistema não poderão ser importadas. Apenas notas com itens com divergências com custos, poderão ser importadas normalmente, o sistema apenas alertará sobre a advertência.
Para corrigir a advertência, selecione o item e clique em “Corrigir Advertência”.
Em seguida, será aberta a tela com a advertência. No exemplo abaixo o produto não está cadastrado no sistema, neste caso se possuir o item cadastrado faça seu vínculo ou senão possuir, faça seu cadastro:

Logo após, clique em Vincular (F10):

Após verificar e corrigir as Advertências, clique em “Próximo” e será apresentado a aba “Resumo”.
Caso queira fazer alguma alteração nos dados do boleto, clique em “+” e faça as alterações necessárias. Referente aos pedidos, clique no sinal de “+” para vincular o pedido à nota.

Por fim, clique em “Liberar Notas”:

As notas importadas ficarão como “Aberta”, dê um duplo clique na nota para verificação e finalização:

Assim será aberta a nota com os dados do cabeçalho da nota, verifique os dados importados. Se estiver tudo ok, clique em “Itens da Nota (F6)”:

Verifique os produtos que foram importados, suas quantidades, lotes, e demais informações. Caso esteja tudo ok, clique em “Finalizar Nota (F6)”:

Na tela de Fechamento da Nota, confira as informações de desconto, ICMS, ICMS Substituição, entre outros e clique em “Confirmar Fechamento”;

Em seguida, verifique os dados lançados do boleto e confirme:

Ao término, a nota terá seu status alterado para “Finalizada”:

No Gerenciador de Importação de Notas, na aba “Buscar Notas”, também temos as opções de verificar as notas que foram baixadas automaticamente através de tarefas, ou realizar a busca através da opção “Manifestação de nota”.
Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.