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CADASTRO DE CLIENTES


Publicado em: 14 de Março de 2016 às 10h00.
Publicação atualizada em: 12 de Março de 2019 às 11h11.

INTRODUÇÃO

 

Neste tutorial aprenderemos sobre o cadastro de clientes.
 

FORMAS DE ACESSO AO CADASTRO DE CLIENTES

 

O sistema disponibiliza um cadastro de clientes completo e o outro simplificado.

Os dois cadastros estão disponíveis tanto no OuroFarma®, quanto no sistema FrontFarma®.

Para acessar o cadastro de clientes no FrontFarma®, na tela de lançamento de vendas, pressione “Alt+F1” e para acessar o cadastro simplificado, pressione “Ctrl+F1”.

Neste tutorial veremos o cadastro completo, pois ele contempla todas as informações que estão no cadastro simplificado, além de outras.

Para cadastrar um novo cliente no OuroFarma®, clique em Cadastros > Clientes/Convênios > Clientes.


 
 

DADOS DO CLIENTE

 

Ao acessar o cadastro, a primeira aba ativa é a dos “Dados do Cliente”. Só será possível navegar para as outras abas, assim que preencher as informar desta aba e salvar o cadastro. Nesta aba, informe os dados principais do cliente como Nome, CPF, RG, Data de Nascimento, entre outras.



Em “Tipo de Cliente”, informe se será A Prazo, Especial, Conveniado, Conveniado e A Prazo, A Vista e Tele-Entrega.

Informe também a “Situação” cadastral do cliente: Normal, Bloqueado até Pagamento, Bloqueado, Nunca Bloqueia, Em Aprovação ou Inativo.


 
No campo “Dia Vencimento Cartão” informe qual o dia do mês que irão vencer as contas a prazo deste cliente. Por exemplo, informe 10, se quiser que todas as compras do cliente tenha o vencimento para o dia 10. Caso queira que as compram sejam sempre para 30 dias referente a data da compra, deixe 0 e informe 30 nas configurações da loja.


 
Para informações sobre prazos, veja nosso tutorial deste assunto.

Caso queira “Cobrar Juros” e “Somar Pontos”, selecione os campos correspondentes.


 
Temos também a opção de colocar informações de “Restrição” e “Observação” para mostrar no momento da venda.


 
Salve o cadastro para obter acesso as outras abas.


 
 

ENDEREÇOS

 

Na aba “Endereço” é possível informar endereços de cobrança, entrega, residencial e comercial do cliente. O sistema possui o preenchimento automático do endereço através da busca do CEP.

 
 

TELEFONES

 

Em “Telefones”, informe os números para telefones residencial, comercial, celular ou de contato.


 
 Para números de celular, é possível incluir a operadora.


 

 

CONVÊNIOS

 

Se o cliente for do tipo “Conveniado”, informe a empresa na aba convênios. É possível vincular mais de uma empresa para cada cliente.


 
Caso tenha dúvidas sobre o cadastro de empresas, leia nosso tutorial sobre este assunto.
 

CÔNJUGE

 

Informe os dados do cônjuge se possuir, e se permite venda para o mesmo.

 

DEPENDENTES

 

Os dependentes do cliente poderão ser informados na aba “Dependentes”. É possível colocar uma foto para o dependente e se poderá efetuar vendas para o dependente.
 


Caso tenha dúvidas sobre o cadastro de dependentes e vendas para dependentes, leia nosso tutorial sobre este assunto.

 

PACIENTES

 

A aba “Pacientes” é utilizada somente para clientes do OuroFórmulas®.

 

CONTÍNUOS

 

Se o cliente fizer uso de medicamentos contínuos, informe os mesmos na aba “Contínuos”. Pode ser informado o medicamento e qual o seu uso.


 
Para outras informações sobre medicamentos contínuos, leia nosso tutorial sobre este assunto.

 

DESCONTOS

 

Clique na aba “Descontos” para configurar os percentuais. Ao escolher “Desconto Fixo”, obedecerá o desconto configurado no campo “Desconto Prazo” e “Desconto Vista”. 

Se escolher “Fabricante”, poderá conceder um percentual de desconto até o máximo configurado no Cadastro de Fabricante (esse desconto não é automático).

E caso escolha o “Desconto Variável”, prevalecerá o desconto menor.


 
Para conceder desconto no momento da venda para produtos específicos, marque a opção “Desconto Normal (Alt+W)” e para conceder “Desconto na Promoção”, também marque a opção.

E para realizar vendas parceladas para este cliente, marque a opção “Permite Vender Parcelado”.

 
 
 

LOCAL DE TRABALHO

 

Na aba “Local de Trabalho”, informe os dados de trabalho deste cliente, assim como o salário e o “Limite de Crédito”. Lembrando que o campo “Limite de Crédito” desta aba, é utilizado para clientes do tipo “A Prazo”.

 
 

OBSERVAÇÕES

 

Em “Observações” poderão ser informados dados de cobrança ou outras informações diversas.

 

 

FOTO

 

A foto do cliente poderá ser selecionada de algum local salvo no computador ou se possuir uma webcam configurada, poderá capturar a imagem instantaneamente.

 

 

PBM

 

Na aba “PBM”, informe o PBM utilizado pelo cliente e o seu respectivo número de cartão.

As compras de PBM efetuadas deste cliente aparecerão nesta tela.

 
 

COBRANÇA

 

Em “Cobrança”, podemos inserir informações de boleto bancário, condições de pagamento, que são os parcelamentos, informações de consultas ao SPC, entre outras.

 
 

CONTATOS

 

Na aba “Contatos”, clique no botão inserir e informe qual é o contato deste cliente.

 
 

CARTÕES

 

Na aba “Cartões”, se a farmácia quiser confeccionar cartões fidelidade da própria farmácia, poderá inserir as informações sobre o cartão do cliente e realizar seu controle por aqui.

 
 

ANEXOS

 

Logo acima no Cadastro de Clientes, temos o botão “Anexos”, onde é possível escanear e salvar documentos pessoais do cliente.

 
 

OPÇÕES

 

No botão “Opções”, pode-se imprimir a “Ficha Cadastral do Cliente”, realizar “consulta de cheques” que constam no sistema OuroFarma® e incluir ou consultar serviços farmacêuticos.

 
 
 

BUSCAS

 

Em “Buscas”, é possível pesquisar clientes de diversas maneiras: por “Código”, “CPF”, “RG”, “Número de cartão fidelidade” e por “Cidade”.

 

 

SENHA

 

Se o cliente quiser que sejam efetuadas vendas mediante senha, pode-se cadastrar uma senha através do botão “Senha”. Assim, as vendas só poderão ser finalizadas se o cliente digitar a sua senha no momento da venda.

 
 

HISTÓRICO DO CLIENTE

 

No botão “Histórico do Cliente”, podemos consultar várias informações de compras, recebimentos, devoluções, produtos comprados, entre outras.

 


 

LOG

 

No botão “Log”, pode-se verificar os registros de alterações do cadastro do cliente.


 
Por fim, clique no botão “Salvar” ou pressione “F10”.


 
 
Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm

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