CADASTRO DE CLIENTES
O sistema oferece dois tipos de cadastros de clientes: um completo e outro simplificado. Neste tutorial, abordaremos o cadastro completo, que inclui todas as informações do cadastro simplificado, além de dados adicionais.
CONFIGURAÇÕES
Para facilitar o cadastro do cliente, o sistema oferece algumas configurações que agilizam o processo trazendo preenchidos alguns campos e alertam sobre campos de preenchimento obrigatório quando necessário:
ALERTAS DE CAMPOS OBRIGATÓRIO
Para padronizar campos obrigatório no cadastro do cliente, na configuração da loja, marque o que deseja que seja obrigatório o preenchimento:
CAMPOS SELECIONADOS OU PREENCHIDOS
Para agilizar o cadastro, você pode escolher quais campos já vem preenchido ou selecionados no cadastro, realizando um Padrão de Cadastro de Clientes (mais detalhes clique aqui):
ACESSO AO CADASTRO DE CLIENTES
Para cadastrar um novo cliente, no OuroFarma® clique no menu Cadastros > Clientes/Convênios > Clientes.
CAMPOS DO CADASTRO DE CLIENTES
O cadastro do cliente é organizado em guias, cada uma contendo campos específicos para diferentes tipos de dados:
GUIA: DADOS DO CLIENTE
Ao acessar o cadastro, a primeira aba ativa é a dos “Dados do Cliente”.
Só é possível navegar para as outras abas, assim que preencher as informações desta guia e salvar o cadastro. Nesta aba, é onde informamos os dados principais do cliente como Nome, CPF, RG, Data de Nascimento, entre outras:
Em “Tipo de Cliente”, informe se será: A Prazo, Especial, Conveniado, Conveniado e A Prazo, A Vista / Tele-Entrega.
Informe também a “Situação” cadastral do cliente: Normal, Bloqueado até Pagamento, Bloqueado, Nunca Bloqueia, Em Aprovação ou Inativo:
No campo "Dia Vencimento Cartão", informe o dia do mês em que as contas a prazo desse cliente devem ser pagas. Por exemplo:
Caso queira “Cobrar Juros” e “Somar Pontos”, selecione os campos correspondentes:
Temos também a opção de colocar informações de “Restrição” e “Observação” para mostrar no momento da venda:
No cadastro do cliente, temos a opção de marcá-lo como "Fictício", indicado para cadastros genéricos, como "Consumidor" ou para PBMs e convênios. É definido um cliente como fictício para quando desejar que o sistema não armazene automaticamente dados como CPF, endereço, telefone, número de cartões de convênio, entre outros:
GUIA: ENDEREÇOS
Na GUIA “Endereços” é possível informar endereços de: cobrança, entrega, residencial e comercial. O sistema possui o preenchimento automático do endereço através da busca do CEP:
GUIA: TELEFONES
Na GUIA “Telefones” é possível informar os números para telefones: residencial, comercial, celular ou de contato:
Para números de celular, é possível incluir a operadora:
GUIA: CONVÊNIOS
Se o cliente for do tipo “Conveniado”, informe a empresa na aba convênios. É possível vincular mais de uma empresa para cada cliente.
GUIA: CÔNJUGE
Esta guia é apresentada quando o cliente está com o estado civil como casado:
GUIA: DEPENDENTES
Os dependentes do cliente poderão ser informados na aba “Dependentes”. Nela, é possível adicionar uma foto para cada dependente e definir se ele está autorizado a realizar compras.
GUIA: PACIENTES
A aba “Pacientes” é utilizada para clientes do OuroFórmulas®, onde é identificado o paciente da manipulação:
GUIA: CONTÍNUOS
Se o cliente fizer uso de medicamentos contínuos, informe os mesmos na aba “Contínuos”. Pode ser informado o medicamento, qual o seu uso, quem toma e aplicar desconto:
GUIA: DESCONTOS
A guia “Descontos” podemos configurar descontos individuais para o cliente.
- Ao escolher “Desconto Fixo”, obedecerá o desconto configurado no campo “Desconto Prazo” e “Desconto Vista” e este vem automático na venda.
-Se escolher “Fabricante”, poderá conceder um percentual de desconto até o máximo configurado no Cadastro de Fabricante (esse desconto não é automático).
-E caso escolha o “Desconto Variável”, ele busca o menor valor de desconto.
- Desconto por classe, ele busca os descontos da classe dos produtos.
Para conceder desconto no momento da venda para produtos específicos, marque a opção “Desconto Normal (Alt+W)” e para conceder “Desconto na Promoção”, também marque a opção.
E para realizar vendas parceladas para este cliente, marque a opção “Permite Vender Parcelado”.
Se o cliente é conveniado, temos também a opção de Venda Especial - aplicar regras do convênio - ao marcar, a venda à vista terá os mesmos descontos como se fosse a venda convênio.
GUIA: LOCAL DE TRABALHO
A guia “Local de Trabalho”, informamos os dados de trabalho do cliente, assim como o salário e o “Limite de Crédito”. Lembrando que o campo “Limite de Crédito” desta aba, é utilizado para clientes do tipo “A Prazo”.
GUIA: OBSERVAÇÕES
A guia “Observações”, podemos informar dados de cobrança ou outras informações diversas.
GUIA: FOTO
A foto do cliente poderá ser selecionada de algum local salvo no computador ou se possuir uma webcam configurada, poderá capturar a imagem instantaneamente:
GUIA: PBM
Na guia “PBM”, informe o PBM utilizado pelo cliente e o seu respectivo número de cartão. As compras de PBM efetuadas deste cliente aparecerão nesta tela.
GUIA: COBRANÇA
Em “Cobrança”, podemos inserir informações de boleto bancário, condições de pagamento, que são os parcelamentos, informações de consultas ao SPC, entre outras:
GUIA: CONTATOS
Na guia “Contatos”, clique no botão inserir e informe qual é o contato deste cliente:
GUIA: CARTÕES
Na guia “Cartões”, se a farmácia quiser confeccionar cartões fidelidade da própria farmácia, poderá inserir as informações sobre o cartão do cliente e realizar seu controle por aqui:
CAMPOS DA JANELA DO CADASTRO DE CLIENTES
No cadastro temos botões para cada função desejada, onde:
O botão ANEXOS, é possível escanear ou procurar arquivos já salvos no computador e salvar documentos pessoais do cliente:
O botão OPÇÕES, podemos: imprimir a “Ficha Cadastral do Cliente”, realizar “consulta de cheques” que constam no sistema OuroFarma®, incluir ou consultar serviços farmacêuticos e imprimir uma autorização de compra:
O botão BUSCAS nos dá a possibilidade de pesquisar clientes por: “Código”, “CPF”, “RG”, “Número de cartão fidelidade” e por “Cidade”:
O botão SENHA permite cadastrar uma senha caso o cliente deseje que as compras sejam autorizadas por meio dela. Assim, as vendas só poderão ser finalizadas mediante a digitação da senha no momento da compra:
O botão HISTÓRICO CLIENTE, podemos consultar várias informações de compras, recebimentos, devoluções, produtos comprados, entre outras:
O botão LOG, podemos acompanhar os registros de alterações do cadastro do cliente:
CONFIGURAÇÕES
O sistema também possui algumas configurações para o cadastro de clientes:
Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm