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CADASTRO DE CLIENTES

O sistema oferece dois tipos de cadastros de clientes: um completo e outro simplificado. Neste tutorial, abordaremos o cadastro completo, que inclui todas as informações do cadastro simplificado, além de dados adicionais.


CONFIGURAÇÕES

Para facilitar o cadastro do cliente, o sistema oferece algumas configurações que agilizam o processo trazendo preenchidos alguns campos e alertam sobre campos de preenchimento obrigatório quando necessário:


  • ALERTAS DE CAMPOS OBRIGATÓRIO

Para padronizar campos obrigatório no cadastro do cliente, na configuração da loja, marque o que deseja que seja obrigatório o preenchimento:



  • CAMPOS SELECIONADOS OU PREENCHIDOS

Para agilizar o cadastro, você pode escolher quais campos já vem preenchido ou selecionados no cadastro, realizando um Padrão de Cadastro de Clientes (mais detalhes clique aqui):



ACESSO AO CADASTRO DE CLIENTES

Para cadastrar um novo cliente, no OuroFarma® clique no menu Cadastros > Clientes/Convênios > Clientes.


CAMPOS DO CADASTRO DE CLIENTES

O cadastro do cliente é organizado em guias, cada uma contendo campos específicos para diferentes tipos de dados:


  • GUIA: DADOS DO CLIENTE

Ao acessar o cadastro, a primeira aba ativa é a dos “Dados do Cliente”.

Só é possível navegar para as outras abas, assim que preencher as informações desta guia e salvar o cadastro. Nesta aba, é onde informamos os dados principais do cliente como Nome, CPF, RG, Data de Nascimento, entre outras:


Em “Tipo de Cliente”, informe se será: A Prazo, Especial, Conveniado, Conveniado e A Prazo, A Vista / Tele-Entrega.

Informe também a “Situação” cadastral do cliente: Normal, Bloqueado até Pagamento, Bloqueado, Nunca Bloqueia, Em Aprovação ou Inativo:


No campo "Dia Vencimento Cartão", informe o dia do mês em que as contas a prazo desse cliente devem ser pagas. Por exemplo:

  • Digite 10 se desejar que todas as compras do cliente tenham o vencimento no dia 10 de cada mês. 

  • Caso prefira que o vencimento seja sempre 30 dias após a data da compra, deixe o campo com 0.


Caso queira “Cobrar Juros” e “Somar Pontos”, selecione os campos correspondentes:


Temos também a opção de colocar informações de “Restrição” e “Observação” para mostrar no momento da venda:


No cadastro do cliente, temos a opção de marcá-lo como "Fictício", indicado para cadastros genéricos, como "Consumidor" ou para PBMs e convênios. É definido um cliente como fictício para quando desejar que o sistema não armazene automaticamente dados como CPF, endereço, telefone, número de cartões de convênio, entre outros:




  • GUIA: ENDEREÇOS

Na GUIA “Endereços” é possível informar endereços de: cobrança, entrega, residencial e comercial. O sistema possui o preenchimento automático do endereço através da busca do CEP:




  • GUIA: TELEFONES

Na GUIA “Telefones” é possível informar os números para telefones: residencial, comercial, celular ou de contato:


Para números de celular, é possível incluir a operadora: 




  • GUIA: CONVÊNIOS

Se o cliente for do tipo “Conveniado”, informe a empresa na aba convênios. É possível vincular mais de uma empresa para cada cliente.




  • GUIA: CÔNJUGE

Esta guia é apresentada quando o cliente está com o estado civil como casado:





  • GUIA: DEPENDENTES

Os dependentes do cliente poderão ser informados na aba “Dependentes”. Nela, é possível adicionar uma foto para cada dependente e definir se ele está autorizado a realizar compras.


  




  • GUIA: PACIENTES

A aba “Pacientes” é utilizada para clientes do OuroFórmulas®, onde é identificado o paciente da manipulação:




  • GUIA: CONTÍNUOS

Se o cliente fizer uso de medicamentos contínuos, informe os mesmos na aba “Contínuos”. Pode ser informado o medicamento, qual o seu uso, quem toma e aplicar desconto:




  • GUIA: DESCONTOS

A guia “Descontos” podemos configurar descontos individuais para o cliente.

    - Ao escolher “Desconto Fixo”, obedecerá o desconto configurado no campo “Desconto Prazo” e “Desconto Vista” e este vem automático na venda.

    -Se escolher “Fabricante”, poderá conceder um percentual de desconto até o máximo configurado no Cadastro de Fabricante (esse desconto não é automático).

    -E caso escolha o “Desconto Variável”, ele busca o menor valor de desconto.

    - Desconto por classe, ele busca os descontos da classe dos produtos.

 

Para conceder desconto no momento da venda para produtos específicos, marque a opção “Desconto Normal (Alt+W)” e para conceder “Desconto na Promoção”, também marque a opção.

E para realizar vendas parceladas para este cliente, marque a opção “Permite Vender Parcelado”.


Se o cliente é conveniado, temos também a opção de Venda Especial - aplicar regras do convênio - ao marcar, a venda à vista terá os mesmos descontos como se fosse a venda convênio.




  • GUIA: LOCAL DE TRABALHO

A guia “Local de Trabalho”, informamos os dados de trabalho do cliente, assim como o salário e o “Limite de Crédito”. Lembrando que o campo “Limite de Crédito” desta aba, é utilizado para clientes do tipo “A Prazo”.




  • GUIA: OBSERVAÇÕES

A guia “Observações”, podemos informar dados de cobrança ou outras informações diversas.




  • GUIA: FOTO

A foto do cliente poderá ser selecionada de algum local salvo no computador ou se possuir uma webcam configurada, poderá capturar a imagem instantaneamente:




  • GUIA: PBM

Na guia “PBM”, informe o PBM utilizado pelo cliente e o seu respectivo número de cartão. As compras de PBM efetuadas deste cliente aparecerão nesta tela.




  • GUIA: COBRANÇA

Em “Cobrança”, podemos inserir informações de boleto bancário, condições de pagamento, que são os parcelamentos, informações de consultas ao SPC, entre outras:




  • GUIA: CONTATOS

Na guia “Contatos”, clique no botão inserir e informe qual é o contato deste cliente:




  • GUIA: CARTÕES

Na guia “Cartões”, se a farmácia quiser confeccionar cartões fidelidade da própria farmácia, poderá inserir as informações sobre o cartão do cliente e realizar seu controle por aqui:




CAMPOS DA JANELA DO CADASTRO DE CLIENTES

No cadastro temos botões para cada função desejada, onde:

  • o botão de + para incluir um novo cadastro
  • o botão de - é para excluir o cadastro (lembrando que cadastro com movimentações não se exclui apenas inativa)
  • o botão V para salvar
  • o botão X para desfazer a operação
  • o botão da lupa para pesquisar cadastros já realizados



O botão ANEXOS, é possível escanear ou procurar arquivos já salvos no computador e salvar documentos pessoais do cliente:



O botão OPÇÕES, podemos: imprimir a “Ficha Cadastral do Cliente”, realizar “consulta de cheques” que constam no sistema OuroFarma®, incluir ou consultar serviços farmacêuticos e imprimir uma autorização de compra:



O botão BUSCAS nos dá a possibilidade de pesquisar clientes por: “Código”, “CPF”, “RG”, “Número de cartão fidelidade” e por “Cidade”:




O botão SENHA permite cadastrar uma senha caso o cliente deseje que as compras sejam autorizadas por meio dela. Assim, as vendas só poderão ser finalizadas mediante a digitação da senha no momento da compra:





O botão HISTÓRICO CLIENTE, podemos consultar várias informações de compras, recebimentos, devoluções, produtos comprados, entre outras:





O botão LOG, podemos acompanhar os registros de alterações do cadastro do cliente:



CONFIGURAÇÕES

O sistema também possui algumas configurações para o cadastro de clientes:

  

 
 


 
 
 

 







Qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte.

Consulte os telefones regionais para atendimento em todo o Brasil em: http://www.vsm.com.br/atendimento-vsm




Publicado em: 14 de Março de 2016 às 10h00.
Publicação atualizada em: 12 de Março de 2019 às 11h11.
Publicação atualizada em: 11 de Fevereiro de 2025


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